Colégio Palmares equilibra tradição e modernidade no programa pedagógico

 

O Colégio Palmares, fundado em 1975, vivenciou diversos momentos da evolução pedagógica do Brasil e passou por todos eles se adequando às boas novidades, mas sem esquecer a filosofia educacional que acompanha a instituição desde o princípio. O Colégio se destaca ao priorizar o envolvimento emocional e afetivo entre alunos, coordenadores e professores, estimulando um comportamento positivo em relação ao estudo e a vida, sem esquecer a importância do conhecimento e pensamento crítico.

O papel do educador é preparar o aluno para o mundo e se o mundo se atualiza, também se atualizam as competências que precisam ser trabalhadas pelo estudante. Hoje, além do conteúdo tradicional, é preciso trabalhar outras competências do estudante - como inteligência emocional e projetos em equipe, que acabam ajudando o desenvolvimento como um todo e até mesmo o desempenho em provas e vestibulares - mesmo que o objetivo do aprendizado não esteja focado em resultados. 

Fique por dentro dos projetos que foram implementados no Colégio Palmares para este ano letivo: 

O Laboratório de Inteligência da Vida (LIV), realizado pelos alunos de 2° ao 5° ano, mostra que desenvolver habilidades socioemocionais não significa contradizer a importância dos conteúdos curriculares tradicionais. Pelo contrário, esse estímulo apoia e auxilia na própria aprendizagem do aluno. O programa estimula o pensamento crítico, o trabalho em grupo e a inteligência emocional dos alunos - uma matéria cada vez mais relevante pedagogicamente. 

Apesar disso, no geral, o conteúdo educacional permanece o mesmo, mas a maneira de aprender e de colocar em prática o que foi visto evoluiu bastante. Os alunos do Colégio Palmares contam com uma tarefa a cada trimestre: um grande Projeto Interdisciplinar que mostra que as diferentes matérias e competências se integram - além de estimular o trabalho em equipe. A aula integra alunos de diferentes idades e com diferentes talentos para criar soluções para problemas reais. 

Sem dúvidas, outra necessidade dos alunos para a futura vida profissional e acadêmica é o domínio do Inglês - mais do que se comunicar é preciso falar com segurança e compreender o idioma em diferentes contextos. Assim, a Aula de Projeto também é utilizada pelo colégio para reforçar o inglês que os estudantes aprendem em Sala de Aula. Além disso, a instituição implantará o Certificado Cambridge, para que os alunos saiam com um documento que ateste o nível de proficiência.

Há também, uma maior necessidade da escola aberta para os alunos para que os pais possam trabalhar. Por isso, o projeto Integrale - que recebe as crianças desde o Gente Nossa (M1, M2 e M3) até o Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano) período integral - oferece um projeto pedagógico especial. As brincadeiras e o cuidado dos educadores permanecem, mas com um olhar intenso para desenvolver a autonomia das crianças. O resultado já é percebido por muitos responsáveis: desde maior autonomia na hora de comer, até o relacionamento interpessoal com os colegas de todas as idades, isso porque os alunos ficam juntos e aprendem a ter empatia. 

Aliás, faculdade de compreender emocionalmente o outro, também motivou o programa Conectando Realidades, elaborado pela equipe de Língua Portuguesa do Colégio Palmares sob a coordenação da professora Julia Kodato, a proposta visa à integração entre professores e alunos de escolas, cidades e até países distintos. Assim, os estudantes conseguem desenvolver um olhar mais amplo e entender que existem diversos pontos de vista e experiências. 

O projeto também entende a necessidade do aluno explorar a cidade em que vive e, por isso, acontecem passeios à bibliotecas públicas, à outras escolas, à estações de metrô, entre outros. Este ano, os estudantes começaram a ter aulas gratuitas de teatro junto com estudantes de uma escola pública que fica no mesmo bairro, promovidas pelo programa Pensarte. O grupo já enfrenta uma rotina de ensaios para a estreia das duas primeiras peças em Dezembro: Central do Brasil e O Show de Truman. 

Essa disposição em cultivar a empatia motivou os estudantes do Ensino Médio a pensarem por eles mesmos em projetos de Empreendedorismo Social. Desde festas para os funcionários, até a ações fora da instituição. Essa política de integração tomou uma proporção tamanha no Colégio Palmares que a arquitetura teve que ser alterada para que também os funcionários pudessem trabalhar mais unidos - humanizando os processos. 

Essa iniciativa deu início à outras, como o Humanização do Saber, oficina realizada entre os colaboradores da escola onde cada um ensina para os outros algo novo - desde tricô até massoterapia. Ainda para o desenvolvimento dos funcionários, todos passaram a ter aula de inglês. A escola incentiva o estudo e tem um programa de auxílio para profissionais que estão estudando.

 

Nossa estrutura conta com:

  • Laboratório de Ciências da Natureza;
  • Ateliê de Artes;
  • Salas de Música;
  • Sala de Teatro;
  • Sala de Expressão Corporal;
  • Sala Lúdica;
  • Sala Multidisciplinar;
  • Laboratórios móveis;
  • Biblioteca Central e Infantil;
  • Pátio coberto,
  • Quadras poliesportivas cobertas.